quinta-feira, 9 de junho de 2016

Caatinga

A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada, quase sem folhas.
Suas características é a seca, árvores pequenas e tem temperatura acima dos 25Cº, chove muito pouco.
Os animais típicos dessa área são os mocós, gatos-maracajás, o calango, a cascavel, o carcará e a asa-branca.

Viagem a Quixadá - parte II

No dia 26 pela manhã, tomamos café e fomos para o city tour e seguimos em direção ao Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão


Perto das 11.00 retornamos para o hotel, almoçamos e seguimos em direção a Pedra da Galinha Choca e o Açude do Cedro onde podem tomar banho, pescar e praticar esportes. 




Perto das 14.00 horas voltamos para o hotel, fomos liberados par arrumar as mochilas e pegar o ônibus para voltar embora para Fortaleza. Chegamos no colégio perto das 18.00 horas. 


No passeio tivemos a oportunidade de conhecer a caatinga nordestina e ver lindas paisagens de Quixadá. Através da caminhada tivemos um contato mais próximo com a natureza e o clima do local. Vimos muitos morros e pedras nas visitas e durante o evento conhecemos muitos lugares que são agradáveis para população visitar.

Viagem a Quixadá - parte I

No dia 25 de maio, fomos a Quixadá para conhecer de perto a Caatinga nordestina. Quixadá está localizado na região central do estado do Ceará e distante de 170 km de Fortaleza. O município é conhecido como "a terra dos monólitos" que tem como característica marcante as formações rochosas.



Chegamos ao hotel perto das 17.00 horas, fomos para os quartos e depois para a piscina.
Perto das 19.00 horas fomos para o jantar e depois fomos liberados, pois teríamos que descansar para as visitas e passeios em lugares turísticos do dia seguinte. Inclusive para conhecer a caatinga de perto.